Terça-feira, 3 de Fevereiro de 2009

 

Sigo no metro...em direcção ao Hospital de Santa Maria, onde vou finalmente
combinar as datas dos meus tratamentos de quimio e radio terapia…
Ao meu lado duas estudantes a caminho da Universidade falam do novo single dos U2...

Um pouco mais à frente alguém dorme num dos bancos...

A carruagem segue meio vazia…
Um homem parece rezar...

Imagino que o ouço, especulando que a oração antecipa uma visita a alguém próximo que o aguarda numa cama do hospital...

É então que invento uma espécie de delírio e visão...ouço-o…
Pai Nosso que estais no céu…
Tento-me, mas não o acompanho em pensamento…
Antes… recordo a voz de uma das personagem do filme a "Barreira Invisível" de Terrence Malick…que vi este fim semana…

Na violência de uma batalha, travada corpo a corpo, um soldado pergunta-se:
Esta maldade imensa…
De onde terá vindo?
(pausa)
Imagino o que seria o diálogo entre o soldado americano e o homem no metro que reza…
Pai Nosso que estais no céu…
Ao que lhe responderia o soldado:

Como é que isto se imiscuiu no mundo?
De que semente, de que raíz veio a crescer?
Pai Nosso que estais no céu…
Quem está a fazer isto?
Quem nos está a matar? A roubar-nos a vida e a luz?!
O metro pára…
O homem que rezava segue viagem…Não vai visitar ninguém...Era talvez só eu que precisava que alguém rezasse por mim antes da enorme batalha que vou travar...Identifico-me com o soldado que interroga os céus, tentanto encontrar um sentido para a violência que vive e testemunha... Já no Hospital...detenho-me em frente de uma porta onde está escrito "Radioterapia"… 

 

Lida no RCP a 19 de Janeiro de 2009
Todas as cronicas em: http://radioclube.clix.pt/podcast/index.aspx?id=135

 



publicado por Novas Crónicas da Sala de Espera às 13:05 | link do post | comentar | favorito

Este é um díario, com cónicas que leio todos os dias no Rádio Clube, durante o programa Janela Aberta. São relatos da experiência que vivo na luta contra um tumor no recto. Emite todos os dias depois das 18h15.
mais sobre mim
Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


posts recentes

O problema da crescente b...

Tocam os Xutos...no meu p...

Crónica de dia do pai

É aqui que adormeço...nos...

Nascer copular e morrer.....

Vingarmo-nos de cancros c...

"A minha cadela acabou de...

Meu caro Tom Jobim...

O pai de um amigo...

Entre a Rádioterapia e a ...

arquivos

Dezembro 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

links
blogs SAPO
subscrever feeds