Quarta-feira, 25 de Março de 2009
É noite dentro, estou deitado...

Tocam os Xutos...no meu pequeno MP3

Ouço-os repetidamente "Circo de Feras...", "O homem do leme..."

À falta de outra interlocutora pergunto à minha almofada: "Querida amiga, neste momento
de tormentas e calmarias que vivo, que surpresas achas que me reservará mais o
homem ao leme...aquele que traça os rumos da minha vida?!"
 
Ela responde de imediato:

Almofada: "Que somos nós senão simples passageiros, a bordo de um grande paquete,
lotado de pessoas só com bilhete de ida?"
 
Gosto deste estilo meio enigmático e pessimista de arauto da desgraça que a minha almofada usa para me responder...
 
 
 
Por isso desabafo-lhe todas as minhas angustias:
 
"Reservará para mim esta doença o mesmo destino que as Odes marítrimas
deram aos marinheiros de outros tempos?"
 
 
A resposta surge pronta e fria:
 
Almofada: "Vocês  homens têm uma vontade incontrolável de ir, mas não de voltar para contar, mesmo quando têm pena de ter partido! Gostam de viver o vosso futuro incerto..."
 
 
Tens razão...
 
E eu tenho vontade de ir...como na canção...mas também gostaria de voltar...
 
Fez-se uma pausa na conversa. Relembrei o meu breve passeio pelo convés do Queen Elizabeth, na sua última viagem, passando por Lisboa...

Como me imaginei ali, passeando, descalço, talvez com um livro debaixo do braço, talvez com um gin tónico à minha espera, numa dessas espreguiçadeiras que nos levam mar adentro.
 
 
Arrisco nova pergunta:
 
"Será assim o fim da nossa vida? Desaparecemos na bruma de um convés, de livro debaixo do braço, para a eternidade...
 
A almofada muda de assunto:

Almofada: "Lembras-te do teu amigo João Braz, aquele pescador de Cascais, a quem
carinhosamente chamavas "O meu mestre"...

Foi meu mestre na paixão pelo mar...

As histórias que me contava dos perigos que passou nos mares gelados
do norte, e dos tempos da pesca do bacalhau...

As lágrimas que lhe vi correr quando me descreveu uma tarde de solidão
em que o visitou uma baleia...

O Padre que fazia contrabando de tabaco, que escondia atrás do altar...

Mas sobretudo a tristeza que senti naquele dia quando lhe telefonei, e me atendeu a mulher dizendo-me que tinha morrido de cancro...

Almofada: Levou-o homem do leme...
 
 
Levou-o o homem do leme...


publicado por Novas Crónicas da Sala de Espera às 13:24 | link do post | comentar | favorito

7 comentários:
De scbmf a 1 de Abril de 2009 às 14:40
Tento ouvir as crónicas todos os dias. Porque são belas e sabem melhor com som. Se não consigo, venho aqui e leio. Consigo ouvir a voz e a produção sonora do Mário Rui que é maravilhosa. Parabéns por tudo!


De Anónimo a 7 de Abril de 2009 às 16:11
Querido Pedro ,
Trato-o assim, porque desde a primeira vez que o ouvi, nasceu uma grande ternura por si dentro de mim. A sua voz doce e a forma delicada como diz as coisas , foram-me prendendo sempre todas as vezes que o fui ouvindo . Quando ficou doente , fiquei nostalgica, mas crente de que é uma fase passageira , da sua vida , que em breve estará ultrapassada .Todas as noites, quando dobro os meus joelhos e me dirijo a Deus, o Pedro está sempre presente nos meus pedidos. Acredito que ELE , me vai ouvir e que tudo vai correr bem .
Deixo-lhe o meu mais carinhoso beijo , com a FÉ de que em breve tudo estará solucionado, porque DEUS ama os seus filhos , e nunca os abandona .
Maria Da Conceição


De Ana a 16 de Abril de 2009 às 23:01
Olá Pedro,

Gosto muito de ouvir, na RCP, as Crónicas da Sala de Espera. É um trabalho muito genuino e com muita qualidade. De repente, dei por mim a ouvir a RCP com mais frequência do que era habitual e à espera do momento das crónicas:) Está a fazer um bom trabalho!
Desejo-lhe às melhoras e espero que não desista porque acredito que tem força para vencer qualquer obstáculo.

Tudo de Bom,
Ana


De Meigos Olhares a 22 de Abril de 2009 às 23:36
Olá Pedro

Isto de se ter um rádio no carro é mesmo muito bom!
Só assim tenho conseguido ouvir as suas leituras.
Quero que saiba que são como que um tónico diário que tomo, após um dia de trabalho e ainda ter de percorrer mais de 50 Km até chegar ao "lar doce lar"...

Que voz! Que Mensagem e que Músicas as que escolhe!

"Olhe, mas acho que me vou safar! O meu tumor é um T3, N1"
Tem toda a razão Pedro!
Não há T3 N1 que resista a uma luta como a sua onde as Palavras se unem à Música e à Vida.

Força, Pedro Múrias!
Agora... aguardo ler o que ouvi (será que traz CD ?)


De João Duque a 23 de Abril de 2009 às 00:04
Ora bem lá ia eu no autocarro 36 nos restauradores esta tarde,decidi ligar o MP3 e ouvir um pouco de rádio,
e logo calhei nas suas crónicas, já ia no final mas ainda o apanhei, e com uma BIC e um papel amachucado lá escrevi o endereço do seu espaço e cá estou :)

Já vi que anda desanimado oh homem, para quê pensar no amanhã quando pode viver o dia de hoje?
Nem tudo o que desejamos realmente acontece,
ninguém é Deus nesta vida e os que se armam a gente sabe bem onde se encontram, ainda bem que tem uma filha que o percebe ;)

Escusando dizer que ainda sou Jovem e já me passou a morte por mim umas 3 ou 4 vezes, mas cá ando ainda,
você ainda está longe de ter tal fim, não se esqueça que cá e lá tem uma trupe de fãs incluído eu a partir de agora ;)

E quando puder Faça um livro de tudo o que disse e não se esqueça de relatar esta aventura a qual foi destinado,não se esqueça que a força e o poder estão dentro de nós, o resto vem por acréscimo ;)

Que tudo lhe corra bem e não se esqueça que ninguém está a salvo de nada nesta vida por mais dinheiro que tenha ou não, somos todos farinha do mesmo saco ;)

E eu a pensar que você Pedro estava a ouvir a nova canção do xutos "sem eira nem beira" , fica para a próxima :)

Um abraço e até já :)


De Anouska Papouska a 27 de Abril de 2009 às 15:19
Olá!:)

Onde é que compraste essa almofada??Tb quero uma!LOL A minha é assim mais para o gozona... e eu à falta de Mp3 ouço...o RCP nas madrugadas extasiantes de dar a papinha ao meu bebé mais pequenino! E nao é graxa, é mesmo verdade, adoro ouvir a Janela Aberta nas minhas insonias!

Eu bem disse que hoje ia estar a pensar em ti (hum...posso tratar por tu espero...), e cá estou eu, HOJE, neste dia tao importante em que deves ter viajado ou andar a viajar no teu autocarro com destino à "faca"! Espero que a paisagem tenha sido agradavel e que nao tenha sido muito caro o bilhete...

Ca aguardo por noticias, mas com esse olhar ternurento e essa força interior so pode estar tudo a correr bem!:)

FORÇA! beijinhos (sou a Ânia, a filha do Sergio Mendes, lembras-te?)**


De Estrela a 26 de Maio de 2009 às 16:05
olá Pedro!
Dê notícias suas aqui no blog!!!


Comentar post

Este é um díario, com cónicas que leio todos os dias no Rádio Clube, durante o programa Janela Aberta. São relatos da experiência que vivo na luta contra um tumor no recto. Emite todos os dias depois das 18h15.
mais sobre mim
Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


posts recentes

O problema da crescente b...

Tocam os Xutos...no meu p...

Crónica de dia do pai

É aqui que adormeço...nos...

Nascer copular e morrer.....

Vingarmo-nos de cancros c...

"A minha cadela acabou de...

Meu caro Tom Jobim...

O pai de um amigo...

Entre a Rádioterapia e a ...

arquivos

Dezembro 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

links
blogs SAPO
subscrever feeds